Vai começar o { muito pano pra manga }

Se você segue a Dona Linha no Instagram ou no Facebook, já deve ter percebido que ando me aventurando a costurar minhas próprias roupas. E, nada mais justo do que compartilhar com vocês, o que venho testando, errando e aprendendo relativo a esse universo.

A história começa anos atrás, quando eu ainda era uma garotinha e brincava muito de Barbie. Muito mesmo. Minhas partes preferidas da brincadeira eram o casamento (♥) e o momento de trocar de roupa. Quem vai trintar ou já trintou deve se lembrar que as roupinhas naquela época eram um absurdo de caras! A ponto de eu sempre pedir um (ou dois, rs) looks de presente de Natal. Mamãe comprava as roupinhas no Carrefour de uma cidade vizinha à nossa, e lembro que não havia muitas opções.


E tinha uma peça que eu nunca achava para comprar: uma camisola. Eu não conseguia entender como ela ia dormir se não tinha nem pijama nem camisola. A solução foi eu mesma fazer a tal roupa de dormir. Visualiza aí: corta um retângulo bem comprido, recorta um círculo vazado no meio desse retângulo e enfia a cabeça da Barbie nesse buraco. Tipo um poncho, sabe? Agora faz dois furinhos em cada lateral do “poncho”, na altura da cintura, e passa uma fita ou um retalhinho de tecido e dá um nó. Pronto, camisola terminada. Pode rir, mas tenho a tal camisola guardada até hoje e lembro direitinho que a minha era a única Barbie da vizinhança que tinha roupa para dormir :)

Minha Barbie com a camisola que fiz para ela :)

Então, depois de muito pensar, resolvi criar uma seção aqui no blog chamada #muitopanopramanga, e agora vocês vão poder acompanhar, com mais detalhes, o que ando costurando por aqui. Se bateu aquela vontade de costurar sua própria roupa, vem comigo nesse movimento. Por aqui pretendo falar sobre o que já aprendi, as experiências que deram errado, moldes gringos, etc. Vem que vai ser massa :)


PS: a querida Vivi, do blog Atelie Basile, também fala bastante sobre essa história de costurar a própria roupa e foi uma fofa quando comecei, me dando várias dicas, inclusive sobre overloque. Deixo aqui meu agradecimento, talvez se não fosse pelo entusiasmo dela eu jamais teria me aventurado. Obrigada, Vivi

2 comentários:

  1. Ná eu amei a sua ideia! Também estou aqui tentando me aventurar (de novo)... Fiz curso de corte e costura com 14 anos, fazia minhas próprias roupas, mas parece que enferrujei rsrsrs... Comprei vários tecidos e ando buscando moldes bacanas, quem sabe logo sai alguma coisa por aqui! Vamos compartilhar!! Um abraço cheio de saudades (é incrível quando a gente se identifica com a pessoa e mesmo só estando com ela uma vez na vida, a gente se pega com saudades de conversar de novo).

    ResponderExcluir
  2. Oi Simone! Foi realmente o máximo te conhecer ♥ Vamos trocar figurunhas, costurar as próprias roupas é super bacana para gente, pro planeta, para todo mundo! Estou louca para ver suas peças :)
    Beijo!

    ResponderExcluir